terça-feira, 12 de outubro de 2010

Os Conflitos entre Marketing X Vendas

As constantes brigas, não impedem de um não conseguir viver sem o outro.

O profissional de Vendas tem um objetivo bem definido: Realizar a venda.
O profissional de Marketing tem outro: Estimular a venda.
Separados apenas por uma palavra, ou melhor, um verbo.
Isto é um fato concreto e antigo, Marketing e Vendas não se entendem.

Como isto pode acontecer já que Vendas e Marketing possuem o mesmo objetivo que é o de aumentar o volume de vendas, o faturamento, a lucratividade, sedimentar as marcas, a participação no mercado e estão unidos para que isto aconteça, então porque esta disputa, esta briga entre estas duas áreas de suma importância de uma organização.

Marketing concentra sua visão no produto, no médio e longo prazo, já Vendas visa a transação comercial de imediato, no curto prazo.

Marketing tem como Missão à construção da Marca, encantar o cliente, elaborar e implementar estratégias que fortifique e aumente sua posição no mercado.

A missão de Vendas é alcançar resultados. Superar suas metas mensais, gerar caixa.

 Marketing está voltado para o consumidor, anseia superar suas expectativas e atender suas necessidades.

Vendas dependem dos compradores, da rotação do produto, de emissão de pedidos e da assinatura de cheques.

Vendas dão valor à experiência, ao relacionamento pessoal, ao bate papo com os compradores. Ser esperto, sagaz é legal, ter passado por desafios e descascado abacaxi é ótimo. Iniciar sua carreira profissional lá de baixo como Promotor de Vendas, carregar aquela pasta pesada todos os dias, ser formado na “Universidade do Asfalto”, são fatos altamente valorizados. Não precisam fazer cursos de Pós Graduação ou MBA, pois em termos de vendas acreditam que já sabem tudo, Inglês nem pensar, para que Inglês se todos os meus compradores falam o Português?

O Marketing apresenta outros valores, os profissionais quase sempre de família de classe média alta, que tiveram oportunidade de estudar numa boa Universidade, fala bem o Inglês, se vestem com ternos caros, têm as iniciais do nome na camisa social, acompanhada de uma bela gravata de seda pura com prendedor dourado, nos bolsos duas Mont Blanc, e um suspensório da moda, o cabelo bem cortado e com gel para não desmancha-los. Apresentam uma cultura geral, e nas reuniões disparam várias frases ou palavras em Inglês, além de gráficos de alguma pesquisa comprada de algum instituto para impressionar a todos.

Por isto os profissionais de Marketing, analisam os profissionais de Vendas, como aquele indivíduo, de formação básica, sem grandes conhecimentos estratégicos, que apenas possuem um relacionamento bom com seus clientes e que não conseguem vender se não lhes forem dado Desconto e Prazo. São profissionais que só estão preocupados em resolver seus problemas, sem possuírem a perspicácia de fazerem uma análise ou estudo do todo.

Para o Vendedor o homem de marketing é presunçoso, prepotente, incapaz de assumir seu erro, costuma utilizar palavra em inglês e muitos planos que não irão dar em nada, um profissional que não veste a camisa, e que a qualquer momento estará mudando de empresa.

Este é o momento de vermos uma transformação seja de estilo, pensamento, idéias, em fim este quadro requer mudanças. As empresas e o mercado cada vez mais exigem dos profissionais de Marketing e de Vendas, e é preciso que selem a paz e andem em total harmonia.

As organizações possuem interesse de ver seus Vendedores pensando e agindo como o profissional de Marketing e vice-versa. Tanto aquele homem de Marketing pré-potente como aquele Vendedor acomodado, no momento atual encontram-se em seus dias finais.

Com Globalização, com os concorrentes se preparando melhor, Informações de todas as partes chegando a todo o momento, não dá para tolerar aquele vendedor que vai ao campo para discutir qual a escalação da Seleção Brasileira, ou falar de mulheres, que não suporta computador e máquina de calcular e que não está preocupado com o Posicionamento de seu produto no ponto de venda.

Assim como o profissional de Marketing pré-potente, que fica no escritório pilotando mesa, acompanhando de lá os resultados, comprando pesquisas sem escutar a força de vendas e que possui como ambição chegar a presidência da organização e que se dane o mundo. Estes amadores estão no final da linha, passa a vigorar novos profissionais, agora sim profissionais.

O Vendedor melhor informado, treinado, conhecedor de seu mercado e da concorrência e acima de tudo conhecedor profundo de seus clientes.

O homem de Marketing, mais comprometido com os resultados, mais participativo no campo, sabedor de que o “artista tem de ir a onde o povo está”.

De mãos dadas, passam a ser profissionais da área comercial da organização, com objetivos estratégicos iguais, trabalhando em conjunto, trocando idéias, informações e experiências, vestindo verdadeiramente a camisa da empresa e chega deste Vendas x Marketing.

2 comentários:

  1. Muito bom!! Texto perfeito!

    Eduardo Caggiano

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  2. Mestre, o tom é perfeito, mas a música ainda esta desafinada, porque é ncessário o profissional de MKT tentar sobreviver com uma pasta na mão e o profissional de vendas, tentar sobreviver fazendo uma gestão real em cima do produto e o universo que está ao seu redor.Pelo menos esta é minha opinião. Abs

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