sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que é Natureza

Os animais se reuniram em assembleia para debater um tópico de extrema importância: é melhor ter emprego ou ser empreendedor? Afinal, como bem explicou o leão no edital de convocação, o assunto era de relevante interesse porque dizia respeito à sobrevivência numa selva cada vez mais competitiva. Para abrilhantar o evento, dois palestrantes externos haviam sido convidados: a galinha e o cachorro.

A galinha foi a primeira  a se apresentar. Em resumo, ela definiu a vida de empregada como “uma desgraça”, sua tarefa - produzir ovos - não demandava nenhuma criatividade. Ela passava o dia num cubículo, com centenas de galinhas. Não havia reconhecimento, tanto que nem nome ela tinha. Para evitar que começasse a ter ideias, suas asas foram cortadas; além disso, ela e suas colegas sofriam constantes assédios sexuais do supervisor. Pior de tudo é que, num belo dia, apesar do esforço demonstrado durante a carreira, ela poderia, sem explicação, ir parar na panela, e isso era injusto.

Aplausos caridosos para a galinha. E aí, sobe ao palco o cachorro, que lamentou a desdita da colega, mas ponderou que neste mundo havia empregos e empregados, e ele não podia reclamar do dele. Para começar, tinha, sim, um nome e os benefícios diretos eram inúmeros. Assistência médica, por exemplo. Quando ficava doente era tratado por um especialista, e alimentação então? Havia comida balanceada, produzida especialmente para ele. Bastava latir para receber atenção. Seu empregador até o chamava de “meu melhor amigo” (o que fez a plateia emitir um oooh!” de admiração). É claro que havia um ou outro inconveniente, como levar um ocasional pé no rabo. Mas ser empregado era ótimo, porque ele se sentia prestigiado e bem recompensado.

Aí, o leão colocou uma questão em discussão: “Vale a pena deixar de lado a nossa selvagem liberdade empreendedora e nos transformar em fiéis subalternos?” Os presentes se puseram a polemizar, até que, finalmente, a coruja pediu a palavra. Disse que a pergunta era inócua, porque aquilo não era uma questão de escolha, mas de natureza; quem nasceu para empregador jamais se daria bem como empregado, e vice-versa. “Vejam os humanos”, ponderou à coruja, tão inteligentes, mas muitos passam a vida profissional sem conseguir achar o rumo, e sabem por quê? Porque eles confundem Ideal, Necessidade e Natureza.

Ideal é o que cada um quer ser, Necessidade é o que faz cada um tentar ser o que não é, mas Natureza é o que cada um realmente nasceu para ser. Só vivem felizes e sem traumas os que conseguem juntar Ideal e Natureza. Não sei se entendi, mas acho que não concordo, cacarejou a galinha, que, como se sabe, tem cérebro de galinha, e o leão esclareceu; “É simples, eu não sei qual é sua natureza nem seu ideal, mas sei qual é a minha necessidade” e devorou galinha.

Moral da história: quem, em vez de tomar uma decisão, seja qual for, só fica se queixando do sistema, acaba sendo engolido por ele.

Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário