sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Onde fica o gol?

Após o témino da copa do mundo em julho, lembrei-me de um papo que tive com um Gerente amigo, nos tempos que ainda estava diretamente ligado ao mercado. Trabalhávamos juntos e ele gerenciava uma Regional de Vendas e corria em busca dos resultados feito um louco. No decorrer deste papo, ele comentou do quanto era complicado trabalhar com alguns colegas que não sabiam para que lado ir, o que fazer, quais ações a tomar, e que, por conta destas dúvidas perdiam valioso tempo e faziam com que os outros perdessem também.

E como exemplo citou Romário: "Sabe por que eu sempre gostei do Romário? Porque o Romário pegava a bola em qualquer lugar do gramado e ia com ela reto para o gol. Ele sabia exatamente para onde tinha que chutar".

     - Comentei – É uma surpresa, já que você nem sabe jogar futebol.

     - Ele me respondeu - Pois é! Não jogo futebol, mas tenho o faro de um artilheiro, sinto o cheiro do gol. Quando entro no mercado (em campo) já saio perguntando onde é que é o gol. É pra lá? Então, é pra lá que eu vou sem desperdiçar meu tempo, sem ficar enfeitando.

Taí o que a gente precisa se perguntar todo dia ao acordar: “Onde é que é o gol?”

Muitas pessoas vivem suas vidas esperando o tempo passar, conforme a música Carolina de Chico Buarque de Holanda - “O tempo passou na janela e só Carolina não viu” - chutando para todos os lados, sem nenhuma estratégia, contando apenas com a sorte. Elas acreditam que, numa hora qualquer, de repente, quem sabe, a bola entrará. E, até que isso aconteça, desperdiçam suas energias à toa.

     "Goal", em inglês, significa meta, alvo, objetivo. Você deve ter um!

Conquistar um cliente, melhorar conhecimentos, aprender ou melhorar um idioma, sair da mesmice, ganhar mais dinheiro, enfim fazer algo de produtivo e prazeroso. Pode até ser algo mais simples, como levar sua mulher para jantar e dizer que a ama, assistir um jogo de ‘pelada’, beber uma cerveja com amigos em um bar ou clube. Ou você faz sua parte para colocar a bola dentro da rede, ou seguirá chutando para escanteio ou lateral sem atingir nenhum resultado.

Fico com inveja das pessoas que tem tempo a perder: sinal de que é alguém muito jovem, que ainda não se deu conta da rapidez com que a vida passa. Já os mais velhos, mais experientes, não podem ter o luxo de acordar tarde. Bem, o "acordar tarde" não significa dormir até o meio-dia: significa dormir no ponto, comer mosca, ficar como Carolina esperando o tempo passar. Não dá! Depois de uma certa idade, é preciso ser mais atento e proativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário